fale-com-a-TD-vibracoes

Fale com a TD Vibrações:
(62) 3321-2820 | 3099-2820 | 98133-5079
tdvibracoes@tdvibracoes.com.br 

manutencao-preditivaA Manutenção Preditiva é o monitoramento periódico de máquinas e equipamentos, por meio de dados coletados através das inspeções e monitoramento.

As mais comuns técnicas utilizadas para realizar a manutenção preditiva são: análise de vibrações, inspeção termográfica, ultrassom para detecção de efeito corona e descargas parciais, inspeção visual conhecida também como inspeção sensitiva, análise de óleo isolante para elétrica (em transformadores), análise lubrificante para mecânica e outras técnicas de análise não destrutivas.

Com esta manutenção é possível "predizer" o tempo de vida útil dos componentes das máquinas, compotentes elétricos e suas condições necessárias para que este tempo seja aproveitado ao máximo e com isso garantir economia, segurança e produtividade industrial.

Com a Manutenção Preditiva é possível antecipar a necessidade de manutenção de um determinado equipamento, ou eliminar a chance de desmontagem desnecessária de um motor, aumentando o tempo de disponibilidade dos equipamentos, reduzindo paradas de emergência, aumentar a vida útil de componentes de máquinas e equipamentos elétricos e por fim trazer a confiabilidade geral dos ativos da fabrica e sua produtividade.

Vale destacar que, para cada tipo de equipamento é necessário determinar a sua frequência de inspeção, o responsável pelo parque elétrico ou mecânico e a forma de coletas e registro. Além disso, se estabelecermos como constante as manutenções preditivas, é possível eliminarmos as manutenções periódicas.

Também após a Manutenção Preditiva é possível identificar vários tipos de problemas mecânicos e elétricos, que em alguns casos são necessários a intervenção da equipe de manutenção para ações corretivas.

Na análise de vibrações é possível identificar ações corretivas clássicas:

  • Desbalanceamento do rotor: para este tipo de corretiva a equipe TD Vibrações tem total condição de realizar o balanceamento dinâmico do rotor.
  • Desalinhamenho de eixos: com a análise de vibrações é possível identificar desalinhamento entre o conjunto (exemplo moto-bomba). Neste caso a equipe TD Vibrações utilizando alinhador de eixos a laser poderá colocar o conjunto em sua condições de alinhamento aceitável pela norma.

 Ná inspeção termográfica é possível identificar ações corretivas clássicas:

  • Anomalia térmica em conexões elétricas: as ações corretivas para este caso são simples, porém muito importantes. Deve-se refazer as conexões, limpando e reapertando as conexões para que estejam com sua conectividade elétrica dentro dos padrões. Não se deve esquecer de realizar uma inspeção termográfica pós corretiva, para identificar se a ação corretiva foi realmente eficiênte. 

As tecnologias "ferramentas" utilizadas mais comumente para inspecionar e monitorar equipamentos na Manutenção Preditiva são:

Coletor analisador de dados de vibrações (conhecido também como analisador de vibrações). São utilizados em todo parque mecânico de uma planta industrial para identificar desalinhamento, desbalanceamento de rotor, problemas em rolamentos, falhas em engrenamentos, roçamento, problemas de lubrificação (excesso ou falta), identificar desalinhamento de mancal patente através da técnica Eddy Current entre outras técnicas de análise de vibrações. 

Câmera termográfica "Termovisor": para inspecionar conexões elétricas, inspeções em transformadores, inspeções em subestações, identificar anomalias térmicas em rotores ou acoplamentos, mapeamento térmico em fornos entre outras técnicas de inspeção termográfica.

Detector de ruídos ultrassônicos (equipamento de ultrassom para elétrica): São utilizados para identificar efeito corona e descargas parciais em subestações, painéis  ou transformadores. Este equipamento também é usado para identificar vazamentos de fluídos e gases no setor de utilidade de uma industria.

Portanto, a Manutenção Preditiva procura garantir a redução de custos de manutenção, segurança operacional de funcionários e o aumento da produtividade de um parque industrial.

Formulário de cotação


Empresa*
Nome*
E-mail:*
Telefone*
-
Cidade / UF
Comentários*